Saúde promove atividades de prevenção da hipertensão arterial no Parque Municipal

Escrito por em 12/04/2018

Alongamento, caminhada, recreação e palestra informativa: esta foi a programação da manhã desta quinta, 12, no Parque Municipal Antônio Molinari. O evento faz parte das atividades pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que é 26 de abril.

Atividades recreativas no parque

A iniciativa foi das equipes do NASF Leste – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e de 11 equipes da Estratégia de Saúde da Família da zona Leste, com a contribuição de estudantes de Enfermagem da Faculdade Pitágoras. A artesã Rosângela Maria dos Santos, 57, foi uma das participantes. “Foi uma manhã muito gostosa que nós passamos e não tem como escolher o que foi melhor, foi tudo muito bom”, elogiou.

Exercícios e estímulo à qualidade de vida.

“Tivemos a participação além do esperado, de mais de cem pessoas, sendo a primeira vez que nós fazemos um evento assim no Parque Municipal. Consideramos que foi muito válido e já estamos planejando outra ação desta para junho”, comentou Eziel Carvalho, educador físico do NASF.

Mais de cem pessoas participaram do evento em sua 1ª edição.

Usualmente chamada de pressão alta, hipertensão significa ter a pressão arterial sistematicamente igual ou maior que 14 por 9. A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro.

A hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas: homens e mulheres de todas as idades, sendo mais prevalente a partir dos 60 anos. As consequências da hipertensão podem ser evitadas com acompanhamento médico, medicação e hábitos saudáveis. Durante todo o mês de abril, a prevenção e o combate à hipertensão arterial é o tema do trabalho de orientação realizado nas unidades básicas de saúde de Poços.

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir e amenizar os efeitos da hipertensão

“Cada uma tem a sua programação e as suas atividades específicas. É importante que a população procure a unidade mais próxima de casa, para se informar disso e também a respeito dos atendimentos oferecidos, já que a Atenção Básica é a porta de entrada do nosso sistema de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Tag

Opinião dos ouvintes

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado. Campos necessários *

2 + um =


Libertas FM Online

Ouça nossa programação ao vivo.

Current track
TITLE
ARTIST

Background